sexta-feira, 17 de abril de 2009

Futilidade X Autoestima


Li uma reportagem no site globo.com me fez refletir sobre o avanço desesperado da beleza e tecnologia. Hoje dois conceitos que andam sempre juntos.

A reportagem é sobre uma mãe de 50 anos que gastou 10 mil libras ( cerca de R$32,4 mil) para ficar parecida com a filha de 22 anos. O que entrou em jogo ao tomar essa decisão, melhorar sua autoestima ou a fútil vontade de estar dentro dos padrões de beleza atuais?

Link : http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1087429-6091,00-MAE+GASTA+R+MIL+EM+CIRURGIAS+PLASTICAS+PARA+FICAR+IGUAL+A+FILHA.html

Que mulher pode dizer que nunca deixou de comer algo porque tinha uma festa no outro dia ou gastou um dinheirinho que não podia para entrar nesses padrões! Seria isso simplismente futilidade ou uma forma de melhorar a nossa autoestima, quem não gosta de ser elogiada por seu companheiro ( ou outra pessoa) dizendo que está bonita, que emagreceu ou o cabelo está diferente..

Na realidade, nos arrumamos dando a desculpa que ficamos bonitas para nós mesmas para nos sentirmos bem, mas o que realmente nos faz sentir bem é o elogio de alguém. Até os homens estão entrando nesse barco, metrossexual (junção das palavras metropolitano e heterossexual, criada nos anos 90) homem extremamente preocupado com a aparência, gastando tempo e dinheiro em acessórios e roupas.

Futilidade ou Autoestima??

Acho que um pouco dos dois... O que vocês acham?


Dica do dia: o filme " O Caçador de Pipas" adaptação do livro de mesmo nome de Khaled Hosseini, quem puder também ler o livro..

3 comentários:

Manu disse...

Ei !!!!

Adoro ler blogs.. .pode ter certeza que visitarei sempre que possível.
Bela estréia. Gostei do tema e concordo que há um pouco dos dois em tdo mundo!!

Quanto a dica, o livro eh 100% melhor que o filme.
=)

Bjuuux

Janaína de Souza Roberto disse...

Essa busca maluca de se encaixar nos padrões impostos pela sociedade faz muita gente pirar. A futilidade entra em muitas vezes pra tentar combater a baixaestima. Acho que o que falta nesses indivíduos contemporâneos é o bom senso pra que encontrem o equilíbrio e desviem do bizarrismo (como dessa mulher).

Adorei o seu post Fê! Continue com o blog, você se tornará uma grande crítica.

Abraços poéticos,
Janaína de Souza.

Silas disse...

Depende da pessoa.

Acho que isso é pura vaidade, e vaidade não é defeito.

Quero dizer, a aparência não é a unica coisa que uma mulher pode ter pra ampliar a auto-estima, mas também não pode ser excluída por causa de um discurso sobre "futilidade".

Dizer isso é o mesmo que chamar uma mulher inteligente de convencida ou uma sensível de chorona.

Acontece que são qualidade que são estereotipadas geralmente por pessoas que não as possuem.

Ou seja, a mulher menos inteligente julga a inteilgente, a feia julga a bonita, porque sentem a necessidade de ridicularizar a qualidade das outras. É uma grande besteira.

Mulheres bonitas são mais atraentes no sentido romantico imediato, e é por isso que a mulher mais inteligente e interessante do mundo não me atrairia se fosse muito feia.

Mesmo as que não são naturalmente bonitas podem dar um up, e não adianta chamar isso de futilidade: é natural um homem gostar de mulheres bonitas.

Mas gastar todo esse dinheiro com aparência ou dar à aparência maior importancia do que ela tem é superficialidade. Demonstra que a única maneira que a a mulher encontra de se sentir atraente é a beleza.

Falo por mim quando digo que a mulher que mais me atraiu até hoje não está nem perto de ser a mais bonita.

Há o comportamento, os sentimentose e pensamentos.

Acho que antes de ter um corpo bonito a pessoa deveria buscar ter uma alma bonita, porque beleza sem conteúdo é como urina dentro de taça de ouro.